16 de mai. de 2019

SOBRE CAPAS DE LIVROS

Consta na Wikipedia: Capa de livro pode ser considerada, juntamente com a Lombada, uma cobertura protetora que une as páginas de um livro, é um dos artefatos dentro do design de livros. Além da conhecida distinção entre a brochura (paperback), usada para livro de bolso e a capa dura (hardcover) há mais alternativas tais como sobrecapa (dust jacket), wire-o ou espiral (ring-binding), e outras antigas formas como as do século XIX como em pranchas de papel (paper-boards) e os tradicionais tipos de encadernação como encadernação artesanal, encadernação industrial, termo encadernação, canoa e (bookbinding|hand-binding).
Certíssimo, mas existe mais um detalhe: o design da capa, além de criativo deve atrair a atenção do leitor. E sempre que possível, o miolo do livro deve lembrar a capa, principalmente na Folha de Rosto (página 3 ou página III).
Outro detalhe que gosto é fazer a 4ª capa e a lombada de acordo com a 1ª capa, criando um design único.
Em outros posts anteriores já falei sobre isso e coloquei algumas imagens.
Neste início de 2019 eu fiz algumas capas que gostei muito e assim resolvi colocá-las também.

O Ensino Jurídico no Brasil - 4ª edição
Direitos Humanos, Democracia e Desenhos Institucionais em Tempos de Crise

Departamento de Pessoal Modelo - 9ª edição

Prestação de Serviços a Terceiros


Código de Processo Civil Comentado - 2ª edição
Contabilidade Fundamental - 2ª edição

HOLDING - Visão Societária, Contábil e Tributária
Normas Contábeis na Prática - 2ª edição

Citando ainda a Wikipédia: Atualmente a fotografia é muito aplicada em capas de livros, cenários, personagens e objetos representados , deram para o designer uma forma a mais de transmissão da ideia do livro, caracterizando capas de livros de filmes, seriados de televisão, games e etc.
O design de capas pode variar de país a país devido as diferenças de gosto e mercado. Logo, livros traduzidos também podem ter diferentes capas.
A era das vendas pela internet não indiscutivelmente diminuiu a importância da capa do livro, como agora continua a desempenhar seu papel de uma forma bidimensional digital, ajudando a identificar e promover livros on-line.


Um comentário:

Unknown disse...

Muito interessante!