Um recurso imprescindível que poucos usam, e que normalmente dá um pouco de trabalho.O ideal é voce se acostumar a fazer sempre as inserções de palavras no dicionário e na hifenização. Se colocar algumas palavras em cada trabalho que voce fizer, em pouco tempo terá um ótimo dicionário, sem contar que a quebra de palavras de modo errado num trabalho pode prejudicar e muito o resultado. Principalmente se não houver uma revisão muito criteriosa.O programa sozinho não hifeniza as palavras de modo correto, sendo portanto necessário que voce indique o local certo da quebra de cada sílaba.Vamos ao trabalho:
Hifenização e dicionários de verificação ortográfica
Por padrão, o InDesign usa dicionários Proximity para a maioria dos idiomas a fim de verificar a ortografia e hifenizar as palavras. Para personalizar os dicionários, você pode adicionar palavras a cada um deles. Pode atribuir diferentes idiomas ao texto, e o InDesign usará o dicionário adequado para realizar a verificação ortográfica e a hifenização. Pode criar dicionários do usuário adicionais, além de importar ou exportar listas de palavras salvas em um arquivo de texto simples.
Ao personalizar palavras no dicionário, você cria listas de palavras adicionadas (palavras que ainda não existiam no dicionário) e palavras removidas (palavras existentes no dicionário e que você deseja que sejam sinalizadas como palavras com possíveis erros de ortografia). A caixa de diálogo 'Dicionário' permite exibir e editar palavras adicionadas, palavras removidas e palavras ignoradas (palavras que são ignoradas na sessão atual porque você clicou em 'Ignorar tudo').Se você quiser usar os dicionários de idiomas de uma versão anterior do InDesign ou do InCopy, use o comando 'Localizar' do sistema para localizar os arquivos de dicionário do usuário (.udc) e depois adicione-os à sua lista de dicionários em 'Preferências de dicionário'.Onde são armazenadas as palavras do dicionárioPor padrão, as exceções de hifenização e ortografia estão localizadas nos arquivos de dicionário do usuário armazenados fora do documento, no computador em que o InDesign está instalado (os nomes de arquivo de dicionário terminam com as extensões .udc ou .not). Contudo, também é possível armazenar listas de exceções em qualquer documento do InDesign. Além disso, você pode armazenar listas de palavras em um dicionário externo do usuário e/ou no documento. A localização dos dicionários existentes é indicada em 'Preferências de dicionário'.
O armazenamento de exceções de hifenização e verificação ortográfica dentro de um documento facilita o tratamento uniforme do texto quando o documento é movido para outros computadores. Por isso, você pode mesclar o dicionário do usuário ao documento no painel 'Preferências de dicionário'. Também é possível controlar a localização das exceções na caixa de diálogo 'Criar pasta de pacotes'. Consulte Empacotar arquivos. Por outro lado, o armazenamento de uma lista de exceções fora do documento facilita a utilização da lista para vários documentos.
Nota: Se o dicionário do usuário for mesclado à lista de exceções, o dicionário inteiro do usuário será adicionado ao documento, mesmo que as palavras não sejam usadas. Isso causará o aumento do tamanho de arquivo do documento.Aplicação de idiomas ao textoUse o menu 'Idioma' do painel de controle ou do painel 'Caractere' para aplicar um idioma ao texto selecionado. Você também pode especificar um idioma padrão para todo o documento ou para todos os documentos novos. Consulte Atribuir um idioma ao texto.
Listas de palavras de exceção
Você pode fazer com que algumas palavras sejam ignoradas. Por exemplo, se quiser uma ortografia alternativa para uma palavra comum, como “Brasil,” caso precise escrevê-la de forma diferente para o nome da sua empresa ou para um documento específico, adicione a palavra à lista de palavras excluídas para que ela seja sinalizada durante a verificação ortográfica. O InDesign pode manter um conjunto distinto de palavras adicionadas e removidas para cada idioma instalado.
Espero que seja útil, dá um pouco de trabalho mas o resultado vale a pena.
Um comentário:
Muito obrigado pelo seu artigo, me ajudou bastante!
Postar um comentário