28 de abr. de 2008

Quadros e retângulos no InDesign

Você sabia que os quadros e retângulos que você cria no InDesign são editáveis?
Explico. No pagemaker e afins, quando um texto era inserido num quadro e depois se prolongava pra pag seguinte, o que fazíamos era desenhar o quadro até o final do texto, para interromper o quadro colávamos um outro retângulo branco sem fio sobre a linha inferior.
Entendeu? Se não entendeu, depois eu explico melhor.
O lance é que os quadros e retângulos eram inteiriços, de 4 lados. Porém, no IDesign é possível eliminar um dos lados. Qualquer ladoque voce quizer.
Desenhe um retângulo com a feramenta Retangle tool (óbvio).




Para eliminar uma uma linha desse retângulo, basta mudar para a ferramenta Direct Selection Tool (ponteira branca), clicar sobre a linha e deletar.





Simple assim. você pode deletar qualquer lado do retângulo.
Lembre-se que a ferramenta Direct Selection Tool serve para manipular os objetos.
Se clicar no fio, voce pode deletar. Se clicar num ponto, você pode movê-lo para qualquer lado.Todos os pontos são editáveis com a ponteira branca.

Essa ponteira trabalha sobre os objetos: imagens (fotos, logos) desenhos, figuras geométricas formadas pela ferramenta retângulo ( elipse e polígonos).
A diferença entre as 2 ponteiras são: A seta preta (selection) serve exatamente para isso: selecionar qualquer objeto. Texto, figura, foto, logos. Qualquer coisa.
Ela amplia ou diminui a caixa ocupada pelo objeto, mas sem mudar sua dimensão.
Já a ponteira branca (Direct Seletion) influi diretamente no objeto em si. Modifica o tamanho, a proporção largura x altura, além de ter nos pontos a possibilidade de trabalhar com curvas. Ou seja, como no Corel, ela trabalha com os nós para curvas de berzier (isso já é outro papo), bastando um atalho de teclado.
Bem, amanhã eu continuo.

Nenhum comentário: