30 de jul de 2008

Tutorial: InDesign CS3 + XHTML + Dreamweaver - 2

Opções de exportação de XHTML

Na caixa de diálogo ‘XHTML’ (Arquivo > Exportação de mídia cruzada > XHTML / Dreamweaver), especifique as seguintes opções.

Opções gerais

A área ‘Geral’ inclui as seguintes opções.

Exportação
Determina se apenas os itens selecionados ou se o documento completo será exportado. Caso um quadro de texto seja selecionado, toda a matéria — incluindo o texto com excesso de tipos — será exportada.
Se ‘Documento’ for selecionado, todos os itens de página de todas as páginas espelhadas serão exportados, com exceção de itens de página-mestre que não foram substituídos e itens de página em camadas invisíveis. Marcas de formatação XML e índices e sumários gerados também são ignorados.

Marcadores
Selecione 'Mapear para lista desordenada' para converter parágrafos de marcador em itens de lista, que são formatados em HTML usando a marca de formatação
    . Selecione 'Converter em texto' para formatar usando a marca de formatação

    com os caracteres do marcador como texto.

    Números
    Determina como os números são convertidos no arquivo HTML.

    Mapear para a lista ordenada
    Converte as listas numeradas em itens de lista, que são formatados em HTML usando a marca de formatação

    Mapear para a lista ordenada estática
    Converte as listas numeradas em Itens de lista, mas designa um atributo baseado no número atual do parágrafo no InDesign.

    Converter em texto
    Converte as listas numeradas em parágrafos que iniciam com o número do parágrafo atual como texto.

    Opções de imagens

    No menu ‘Copiar imagens’, determine como as imagens são exportadas para HTML.

    Original
    Exporta a imagem original para a subpasta imagens da Web. Quando esta opção é selecionada, as outras opções ficam esmaecidas.

    Otimizada
    Permite alterar as configurações para determinar como a imagem é exportada.

    Formatada
    Preserva a formatação do InDesign como, por exemplo, rotação ou escala, tanto quanto possível nas imagens da Web.

    Conversão de imagem
    Permite escolher se as imagens otimizadas do documento serão convertidas em GIF ou JPEG. Escolha ‘Automático’ para deixar que o InDesign decida o formato a ser usado em cada ocorrência.

    Opções GIF (Paleta)
    Permite controlar como o InDesign processará as cores ao otimizar arquivos GIF. O formato GIF usa uma paleta de cores limitada, que não pode exceder 256 cores.
    Escolha ‘Adaptável’ para criar uma paleta com uma amostra representativa de cores do gráfico sem nenhum pontilhamento (mistura de pequenos pontos coloridos para simular outras cores). Escolha ‘Web’ para criar uma paleta de cores válidas para a Web que são um subconjunto das cores dos sistemas Windows e Mac OS. Escolha ‘Sistema’ (Win) ou ‘Sistema’ (Mac) para criar uma paleta usando o sistema interno de paleta de cores. Essa opção pode causar resultados inesperados.

    Opções JPEG (Qualidade de imagem)
    Determina a compensação entre a compactação (para tamanhos menores de arquivo) e a qualidade de imagem para cada imagem JPEG criada. ‘Baixa’ produz os menores arquivos com a qualidade de imagem mais baixa.

    Opções JPEG (Método de formatação)
    Determina a rapidez de exibição de gráficos JPEG quando o arquivo com a imagem é aberto na Web. Escolha ‘Progressivo’ para que as imagens JPEG sejam exibidas gradualmente e cada vez com mais detalhes durante o download. (Os arquivos criados com esta opção são um pouco maiores e necessitam de mais memória RAM para serem exibidos.) Escolha ‘Linha de base’ para fazer com que cada arquivo JPEG seja exibido apenas depois do download completo; um espaço reservado aparece no local até que o arquivo seja exibido.

    Vincular ao caminho do servidor
    Em vez de exportar imagens para uma subpasta, essa opção permite inserir um URL local (como, por exemplo, "imagens/") que será exibido à frente do arquivo de imagem. No código HTML, o atributo do vínculo exibe o caminho e a extensão especificada. Essa opção é especialmente eficaz quando você está convertendo imagens em imagens compatíveis com a Web.

    Nota: O InDesign não verifica o caminho especificado para scripts Java, estilos CSS externos ou pastas de imagem. Sendo assim, use o editor de HTML para verificar os caminhos.

    Opções avançadas
    Use a área ‘Avançado’ para configurar as opções de CSS e JavaScript.

    Opções de CSS CSS (Cascading Style Sheets) são uma coleção de regras de formatação que controlam a aparência do conteúdo em uma página da Web. Quando você usa CSS para formatar uma página, o conteúdo é separado da apresentação. O conteúdo da página—o código HTML—reside no próprio arquivo HTML, enquanto as regras de CSS, que definem a apresentação do código, residem em outro arquivo (uma folha de estilos externa) ou no documento HTML (normalmente na seção Head). Por exemplo, você pode especificar diferentes tamanhos de fontes para o texto selecionado e pode usar CSS para controlar o formato e o posicionamento de elementos de bloco em uma página da Web.
    Ao exportar para XHTML, é possível criar uma lista de estilos CSS que são exibidos na seção Head do arquivo HTML com declarações (atributos) vazias. É possível editar essas declarações posteriormente em um editor de HTML como, por exemplo, o Dreamweaver. É possível escolher ‘Sem CSS’ para omitir a seção CSS ou é possível especificar um CSS externo. Se você selecionar ‘CSS externo’, especifique o URL da folha de estilos CSS, que normalmente é um URL relativo, como, por exemplo "/styles/style.css". O InDesign não verifica se o CSS existe ou é válido; portanto, será necessário usar o editor de HTML para confirmar a configuração CSS externa.

    Opções de JavaScript
    Selecione ‘Vínculo para JavaScript externo’ para executar um JavaScript quando a página HTML for aberta. Especifique o URL do JavaScript, que normalmente é um URL relativo. O InDesign não verifica se o JavaScript existe ou é válido.


Nenhum comentário: