15 de jul. de 2010

O 1º e-book brasileiro



Tenho certeza que o 1º texto a ser feito e publicado em e-book no Brasil foi A amnésia da formiga, texto da Valéria Trigueiro.
Muitas editoras anunciam ser a primeira no mercado de e-books. Tudo bem.
Mas em novembro de 2009 eu registrei no ISBN e coloquei no ar, na época era freitasbastosebook.com.br, uma aba da editora de livros impressos.
Coloquei de início 20 títulos em e-books.
Depois a loja virtual mudou de forma, a pagina que eu havia feito de forma cronológica de conversão para e-books foi mudada e a ordem de publicação se perdeu.
Mas resta o registro de ISBN na Biblioteca Nacional, onde constam minhas publicações de 2009. Hoje tenho 100 títulos, poderia ser mais, se não fossem outros trabalhos paralelos na editora.
Voltando ao assunto, como 2010 é o ano do e-book no Brasil, quero lembrar a todos que 2010 começou em 2009.
Mais precisamente em novembro.
Talvez antes, já que desde julho eu quebrava a cabeça tentando transformar o texto de um livro para impressão em um texto virtual.
Só para complementar, PDF não é e-book.
E-book é EPUB.
Mas sobre essa diferença voce pode ler num outro post aí embaixo.






Nenhum comentário: