24 de out. de 2009

Como divulgar seu blog, loja ou qualquer coisa

Realmente, meu amigo Léo Cabral anda aprontando muito (em termos de conhecimento) na rede. O cara tem um know-how acumulado de fazer inveja, e obviamente, eu meti a mão numa parte disso e ofereço a voces.
O texto abaixo é dele, do blog http://leocabral.com/como-divulgar-seu-blog-offline/.
Curtam e aprendam com quem faz:

Antes de escrever os itens deste artigo, vou assumir um acontecimento da minha vida do qual tenho vergonha, muita vergonha: – Eu já fui um daqueles vendedores fanáticos de Herbalife que andava com aquele boton ridículo, super empolgado com nada e claro, perdi muito dinheiro. Mas nem tudo foi perdido e nesta fase aprendi muito sobre divulgação e se vender um pozinho que ninguém quer não deu certo, pelo menos as técnicas que aprendi podem ser usadas para divulgar meu blog.

Vamos aos itens:

1. Mande confeccionar panfletos e distribua-os em locais públicos como praia, sinais, parques, estádio de futebol, porta de casa de shows, centro comerciais etc.
2. Patrocine eventos relacionados ao assunto do seu blog como uma banda que toca no shopping próximo a sua casa. Você pode fazer folhetos com a divulgação da banda na frente e a propaganda do seu blog no verso. Para cada nicho utilize sua criatividade e arrume uma maneira de patrocinar algo.
3. Envelope seu carro. Isso mesmo… faça como os “Herbalifeanos” e envelope seu carro com a propaganda do seu blog.
4. Faça cartões de visita e distribua aos seus amigos. Coloque também nas caixinhas de correio do seu prédio.
5. Envie seus cartões de visita junto com sua correspondência.
6. Faça bolsinhas de papel de encartes de jornal e cole com fita adesiva em pontos de ônibus e orelhões com cartões ou panfletinhos dentro. Sinceramente isso é poluição. Essa técnica não serve pra mim, mas fica aqui a idéia. O que ameniza um pouco é que por ser colado com fita adesiva, qualquer um pode retirar e jogar fora, sem sujar o local colado.
7. Se o seu blog é sobre futebol, vá para o estádio com uma placa bem grande: (Imagina a Dissat do Fim de Jogo)
Galvão entra no meu blogwww.fimdejogo.com.br(imagem postada,desculpem, não deu pra copiar)
8. Confeccione camisas e bonés para você e a família com a propaganda do seu blog. Aqui vale uma coisa mais fina como bonés bordados. São bonitos e de bom gosto.
9. Faça brindes como chaveiros, canecas, garrafinhas e outros brindes criativos com a propaganda do seu blog. Hoje já existem máquinas que permitem fazer uma quantidade bem pequena por um preço muito bom. Aliás, esses brindes valem de atrativo para os leitores como premiação para quem mais comenta por exemplo.
10. Anuncie em carros de som.
11. Mande confeccionar placas em lona pintadas com a propaganda do seu blog (do tipo daquelas de vende-se) e pendure no poste do seu quintal como fazem os políticos em época de eleição. Uma dica legal é colocar uma placa na janela do lado de fora de consultórios e escritórios em avenidas movimentadas mediante um aluguel mensal pelo espaço é claro.
12. Coloque anúncios em jornais e revistas direcionados ao público alvo do seu blog.
13. Deixe um bolinho de panfletos em estabelecimentos confiáveis como o salão onde você corta o cabelo ou na sala de espera do seu dentista.
As idéias são infinitas, ajude-me a aumentá-la deixando a sua idéia na área de comentários.

É isso aí, Grande Léo.