30 de jul. de 2008

Tutorial: InDesign CS3 + XHTML + Dreamweaver - 1

Exportar o conteúdo para XHTML / Dreamweaver

Procurando saber mais sobre a interação entre InDesign CS3 e Dreamweaver, (afinal, pra quem trabalha com editoração e com webdesigner é uma mão na roda) encontrei um toturial da Adobe realmente ótimo.
Reproduzo aqui uma pequeníssima parte à título de informação.
Segue texto do tutorial:

A exportação para XHTML é um modo fácil de obter o conteúdo do InDesign em formato pronto para a Web. Ao exportar o conteúdo para XHTML, é possível controlar como as imagens são exportadas, mas a formatação do texto não é preservada. No entanto, o InDesign preserva os nomes dos estilos de parágrafo, caractere, objeto, tabela e célula aplicados ao conteúdo exportado marcando o conteúdo XHTML com classes de estilo CSS com o mesmo nome. Usando um editor de HTML compatível com CSS, como, por exemplo, o Adobe Dreamweaver ou o Adobe GoLive, é possível aplicar formatação e layout ao conteúdo de forma rápida.

O que é exportado

O InDesign exporta todas as matérias, gráficos vinculados e incorporados, arquivos de filme SWF, notas de rodapé, variáveis de texto (como texto), listas com marcadores e numeradas e hiperlinks que saltam para texto. As tabelas também são exportadas, mas certos tipos de formatação como, por exemplo, traçados de tabela e de células, não são exportados.

O que não é exportado

O InDesign não exporta objetos desenhados (como retângulos, círculos e polígonos), arquivos de filme (exceto os SWF), hiperlinks (exceto aqueles que saltam para texto), objetos colados (incluindo imagens coladas do Illustrator), texto convertido em contorno, marcas de formatação XML, livros, marcadores, glyphlets SING, marcadores de índice, objetos na área de trabalho que não estão selecionados ou não tocam na página ou itens de página-mestre (a menos que tenham sido substituídos ou selecionados antes da exportação).

Ordem de leitura

O InDesign determina a ordem de leitura dos objetos da página examinando da esquerda para a direita e de cima para baixo. Em algumas ocorrências, especialmente em documentos complexos com várias colunas, os elementos de design podem não ser exibidos na ordem de leitura desejada. Use o Dreamweaver (ou outro editor de HTML) para reorganizar e formatar o conteúdo.

Antes de exportar, você poderá influenciar a ordem de leitura ao agrupar objetos relacionados. Os objetos agrupados no InDesign também serão agrupados no XHTML.

1 - Caso você não esteja exportando o documento completo, selecione os quadros de texto, o intervalo de texto, as células da tabela ou os gráficos que deseja exportar.

2 - Escolha Arquivo > Exportação de mídia cruzada > XHTML / Dreamweaver.

3 - Especifique o nome e o local do documento HTML e clique em Salvar.

4 - Na caixa de diálogo ‘Opções de importação de XHTML’, especifique as opções desejadas nas áreas ‘Geral’, ‘Imagens’ e ‘Avançado’ e clique em ‘OK’.

Um documento com o nome especificado e extensão .html (como, por exemplo, "boletim.html") é criado, e uma subpasta de imagens da Web (como "imagens da Web do boletim") é salva no mesmo local, se especificado.

2 comentários:

Anônimo disse...

tu copio tudo da adobe, seu noob.
espero q voce seja molestado por uma arvore

Jair Domingos de Sousa disse...

O Anônimo com acento.
Não basta copiar tudo da Adobe, é preciso entender o texto e saber fazer.
Obviamente muitos tutoriais vem com os programas. Eu tento dar uma dica pra quem precisa e se pedir eu explico o modus operandi.
Tem gente que nem sabe que existem esses tutoriais prontos, e cá pra nós, eles não são muito bem explicados não.
Se voce quizer alguma dica, pergunte e eu te ajudo.