17 de jul. de 2008

InDesign - Algumas dicas muito úteis

Segue abaixo mais algumas dicas pra facilitar o dia-a-dia de quem usa o InDesign

Como adicionar numeração de página, seção e capítulo

Determine qual o tipo de numeração você deseja usar no documento ou livro. Em documentos longos, é possível atribuir números de capítulos. Cada documento pode possuir apenas um número de capítulo atribuído. Se você desejar usar uma numeração diferente em um documento, poderá definir faixas de páginas como seções; essas seções podem ser numeradas de forma diferente. Por exemplo, as dez primeiras páginas de um documento (a introdução) podem ser numeradas usando numerais romanos e o restante do documento pode ser numerado com numerais arábicos, começando na décima-primeira página, que, neste exemplo, será a página 1.
Adicionar um número de página atualizado automaticamente
Adicione um marcador de numeração de páginas para especificar a posição e a aparência do número na página. Como o marcador de numeração de páginas faz atualizações automáticas, o número de página que ele exibe é sempre correto, ainda que você adicione, remova ou reorganize páginas no documento. O estilo e formato de marcadores de numeração de páginas podem ser definidos da mesma forma que ao definir texto.
Um único documento do InDesign pode conter até 9.999 páginas, mas a numeração das páginas pode ir até 99.999. Por exemplo, um documento de 10-páginas pode começar na página 9.949. Por padrão, a primeira página é uma página de frente (direita), de número 1. As páginas com número ímpar são sempre exibidas do lado direito; se o comando ‘Opções da seção’ alterar a numeração da primeira página para um número par, ela se torna uma página de verso (esquerda).
Se a numeração automática de página estiver em uma página-mestre, o número exibirá o prefixo da página-mestre. Em uma página de documento, o número automático de página exibe o número da página. Na área de trabalho, o número exibe AT.
Se necessário, crie um novo quadro de página grande o suficiente para comportar o número de página mais longo e o texto que você deseja que seja exibido próximo a ele (como, por exemplo, o marcador de seção ou o nome do documento). Posicione o quadro de texto no local no qual deseja que o número de página seja exibido.
Se desejar que um número de página seja exibido em todas as páginas baseadas em uma página-mestre, crie o quadro de texto número de página em uma página-mestre. Além do número de página, é possível adicionar outras variáveis de cabeçalho e rodapé, como, por exemplo, a data de criação ou o nome do arquivo.
No quadro de texto número de página, adicione o texto ou as variáveis que serão exibidas antes ou depois do número de página.
Posicione o ponto de inserção no local no qual deseja que o número da página seja exibido e escolha ‘Tipo’ > ‘Inserir caractere especial’ > ‘Marcadores’ > ‘Numeração automática de página’.
O marcador ‘Numeração automática de página’ também está disponível no menu contextual. Para ver o menu contextual, posicione o ponto de inserção de texto no quadro de texto número de página , clique com o botão direito do mouse (Windows) ou pressione Control (Mac OS) e escolha ‘Inserir caractere especial’ > ‘Marcadores’ > ‘Numeração automática de página’.
Por padrão, as páginas são numeradas com algarismos arábicos (1, 2, 3...). No entanto, podem ser usados algarismos romanos maiúsculos ou minúsculos (i, ii, iii...) ou numeração alfanumérica (a, b, c...).

Como adicionar um número de capítulo atualizado automaticamente

É possível adicionar uma variável de número de capítulo ao documento. Como os números de páginas, os números de capítulos podem ser atualizados automaticamente e definidos da mesma forma que ao definir texto. Uma variável de número de capítulo normalmente é usada em documentos que são parte de um livro. Um documento pode possuir apenas um número atribuído a ele; se desejar dividir um único documento em capítulos, em vez disso será possível criar seções.
Se necessário, crie um quadro de texto no local no qual deseja que o número do capítulo seja exibido. Se desejar que um número de capítulo seja exibido em várias páginas, crie o quadro de texto em uma página-mestre e aplique a página-mestre às páginas do documento.
No quadro de texto número do capítulo, adicione o texto que será exibido antes ou depois do número do capítulo .
Posicione o ponto de inserção no local no qual deseja que o número do capítulo seja exibido e escolha ‘Tipo’ > ‘Variáveis de texto’ > ‘Inserir variável de texto’ > ‘Número do capítulo’.
É possível atualizar o número inicial e o formato da numeração dos capítulos escolhendo Layout > Opções de numeração e seção.

Como adicionar um marcador de seção atualizado automaticamente

Em páginas ou páginas-mestre usadas em uma seção, arraste a ferramenta ‘Tipo’ para criar um quadro de texto grande o suficiente para o texto do marcador de seção, ou clique em um quadro existente.
Escolha ‘Tipo’ > ‘Inserir caractere especial’ > ‘Marcadores’ > ‘Marcador de seção’.
Na página-mestre A, o marcador de seção (à esquerda) e o marcador de seção com o número de página inserido (à direita)

Como alterar o formato da numeração de página e dos capítulos

Escolha ‘Layout’ > ‘Opções de numeração e seção’.
Em ‘Numeração de página’ ou ‘Numeração do capítulo’, selecione um novo formato de número para ‘Estilo’.
Clique em ‘OK’.

É isso aí. Espero que seja realmente útil.

Um comentário:

Unknown disse...

Valeu pelas dicas é bom ter algum lugar com informções boas e dicas melhores pra consultar na rede.

Continue postando mais sobre o Indesign!!!