17 de jul. de 2008

InDesign - Adição de objetos a camadas

Uma dica muito interessante aos usuários do Indesign, que às vezes deixa de usar um ótimo recurso do programa por simples falta de conhecimento. Coisinha bem simples, aliás.

Trata-se da adição de objetos à camadas

Qualquer novo objeto é inserido na camada de destino, a camada que está exibindo o ícone de caneta no painel 'Camadas' no momento. A definição de uma camada como destino também a seleciona. Se várias camadas estiverem selecionadas, o fato de tornar uma delas o destino não altera a seleção. Porém, definir uma camada externa à seleção como destino anulará a seleção das outras camadas.
É possível adicionar objetos à camada de destino usando qualquer um dos seguintes métodos:
Criando novos objetos com a ferramenta 'Tipo' ou com as ferramentas de desenho
Importando, inserindo ou colando texto ou gráficos
Selecionando objetos em outras camadas e, em seguida, movendo-os para a nova camada
Não é possível desenhar nem inserir um novo objeto em uma camada oculta ou bloqueada. Quando você seleciona a ferramenta 'Tipo' ou uma ferramenta de desenho (ou insere um arquivo com a camada de destino oculta ou bloqueada), o ponteiro muda para um ícone de lápis riscado quando é posicionado sobre a janela do documento. Exiba ou desbloqueie a camada de destino, ou defina como destino uma camada visível desbloqueada. Se escolher 'Editar' > 'Colar' quando a camada de destino estiver oculta ou bloqueada, uma mensagem de alerta lhe dará a opção de exibir ou desbloquear a camada de destino.
Quando você clica em uma camada no painel 'Camadas' para defini-la como destino, o ícone de caneta será exibido na camada em que você tiver clicado e a camada também ficará destacada para indicar que está definida como destino.


Selecionar, mover e copiar objetos de camadas
Por padrão, você pode selecionar qualquer objeto em qualquer camada. No painel 'Camadas', os pontos marcam as camadas que contêm os objetos selecionados. A cor de seleção da camada ajuda a identificar a camada de um objeto. Para impedir a seleção de objetos de uma camada específica, bloqueie essa camada.
Siga um destes procedimentos:Para selecionar todos os objetos de uma camada específica, mantenha pressionada a tecla Alt (Windows) ou Option (Mac OS) enquanto clica em uma camada no painel 'Camadas'.
Para mover ou copiar objetos para outra camada, use a ferramenta 'Seleção' para selecionar um ou mais objetos contidos em um uma página de documento ou página-mestre. No painel 'Camadas', arraste o ponto colorido localizado no lado direito da lista de camadas para mover os objetos selecionados para outra camada.

Colar objetos em outras camadas
O comando 'Colar recorda camadas' influencia a forma como os objetos colados de outros locais interagem com as camadas existentes:
Se o comando 'Colar recorda camadas' estiver selecionado, os objetos recortados ou copiados de outras camadas manterão suas atribuições de camadas quando colados na nova página ou posição. Se você colar objetos em um documento que não contém as mesmas camadas que o documento do qual foram copiados, o InDesign adicionará os nomes de camada dos objetos ao painel 'Camadas' do segundo documento e colará cada objeto em sua respectiva camada.
Se o comando 'Colar recorda camadas' não estiver selecionado, os objetos recortados ou copiados de outras camadas são colados juntos na camada de destino.
A opção 'Colar recorda camadas' deverá estar desmarcada no menu do painel 'Camadas'. Selecione os objetos e escolha 'Editar' > 'Copiar' ou 'Editar' > 'Recortar'. No painel 'Camadas', clique em outra camada para defini-la como destino. Escolha 'Editar' > 'Colar'

Duplicar uma camada
A duplicação de uma camada copia seu conteúdo e configurações. A camada duplicada é exibida acima da camada original no painel 'Camadas'. Qualquer quadro duplicado que tenha sido encadeado a outros quadros na camada permanecerá encadeado. Quadros duplicados, cujos originais foram encadeados a outros quadros em outras camadas, não estarão mais encadeados àqueles quadros.
No painel 'Camadas', siga um destes procedimentos:Selecione o nome da camada e escolha 'Duplicar camada [nome da camada]' no menu do painel 'Camadas'.
Arraste o nome da camada e solte-o no botão 'Nova camada'.

Alterar a ordem das camadas
Para alterar a ordem de empilhamento das camadas do documento, reorganize as camadas no painel 'Camadas'. A reorganização de camadas irá alterar a ordem delas em todas as páginas, não apenas na página espelhada de destino.
No painel 'Camadas', arraste uma camada para cima ou para baixo na lista. Também é possível arrastar várias camadas selecionadas.

E é isso aí, vamos utilizar mais as camadas (layers)

Nenhum comentário: