20 de jun. de 2008

Imposição de páginas no InDesign CS 3

Como fazer a imposição de um documento para impressão de livreto, folheto ou cartilha
O recurso ‘Imprimir livreto’ permite criar páginas espelhadas para impressão profissional. Por exemplo, se você estiver editando um livreto de 8 páginas, elas aparecerão em seqüência na janela de layout. No entanto, em páginas espelhadas, a página 2 fica posicionada ao lado da página 7, de modo que, quando as duas páginas forem impressas na mesma folha, dobradas e agrupadas, estejam na ordem apropriada.







As páginas são exibidas em seqüência na janela de layout, mas impressas em ordem diferente, a fim de aparecerem corretamente quando dobradas e encadernadas.




O processo de criação de páginas espelhadas para impressora a partir de páginas espelhadas de layout é denominado imposição. Durante a imposição de páginas, é possível alterar as configurações para ajustar o espaçamento entre páginas, margens, sangria e deslizamento. O layout do documento do InDesign não é afetado, pois a imposição é toda tratada no fluxo de impressão. Nenhuma página é embaralhada ou girada no documento.

Escolha Arquivo > Imprimir livreto.

Se uma predefinição da impressora tiver as configurações desejadas, escolha-a no menu ‘Predefinição de impressão’.
Para usar as configurações de impressão (conforme elas aparecem na caixa de diálogo ‘Imprimir’) do documento atual, escolha ‘Configurações do documento atual’ no menu ‘Predefinição de impressão’.

Se não quiser fazer a imposição do documento inteiro, selecione ‘Faixa’ na área ‘Configuração’ e especifique as páginas a serem incluídas na imposição.
Use hifens para separar números consecutivos de página e vírgulas para números não consecutivos de página. Por exemplo, se você digitar 3-7, 16, serão impostas as páginas de 3 a 7 e a 16.

Nota: Se você tiver dividido o documento em seções de números de página, digite os números de página das seções (como Sec2:11) no campo ‘Faixa’.

Para alterar configurações como marcas da impressora e saída de cores, clique em ‘Configurações de impressão’. Usando as opções à esquerda, altere as configurações conforme necessário e clique em ‘OK’.

Na caixa de diálogo ‘Imprimir livreto’, especifique outras opções de configuração de livreto conforme apropriado e clique em ‘Imprimir’.
Eu traduzi os comandos, mas se quizerem, posso postar em ingles
Depois vamos falar de espaçamento, sangria, imagens em folhas duplas, etç etç

3 comentários:

MARCINHA COSTA disse...

MUITO BOA ESSA SUA EXPLICAÇ~~AO.
ESCLARECEU MUITO,POIS DOU AULA DE IN DESIGN E TENHO ALUNOS QUE ME PERGUNTARAM SOBRE ESSE TIPO DE IMPRESSAO, UMA VEZ QUE TRABALHAM COM ISSO...

VALEU MESMO

Seminarista Daniel Barbosa disse...

valeu amigo, irei testar!

Marcos Netto disse...

Olá, boa explicação sobre imposição.

No entanto estou enfrentando problemas com um documento que me dá a mensagem de erro de que existem páginas de diferentes tamanhos no documento, mas o documento está configurado com um tamnho de página. Já fiz pente fino pra ver se tem elementos vazando as páginas e eliminei as possibilidades e continua o problema.

Se tiverem alguma sugestão fico grato.