20 de jun. de 2008

Ainda sobre impressão no InDesign

Deslizamento

A opção 'Deslizamento' especifica a distância das páginas em relação à lombada, para acomodar a espessura e a dobra do papel em documentos 'Grampeadas no centro' e 'Encadernação perfeita. O InDesign considera a “capa” do trabalho final como as páginas espelhadas mais externas e a “folha central” como as páginas espelhadas mais internas. O termo folha designa duas páginas espelhadas para impressora: a frente e o verso da folha. O incremento do deslizamento é calculado dividindo-se o valor de deslizamento especificado pelo número total de folhas menos um.
Por exemplo, um documento do InDesign com 16 páginas pode produzir oito páginas espelhadas ou quatro folhas. A frente da primeira folha consistirá no primeiro par de páginas espelhadas para impressora (as páginas 16 e 1), ao passo que o verso da primeira folha consistirá no segundo par de páginas espelhadas para impressora (as páginas 2 e 15).
Se o valor do deslizamento neste exemplo for de 24 pontos (uma quantidade exagerada, só para esclarecer melhor), o incremento do deslizamento será de 8 pontos por folha (24 dividido por 3). O deslizamento aplicado à folha mais externa será de 24 pontos, à segunda folha será de 16 pontos e à terceira folha será de 8 pontos. Não será aplicado um deslizamento à quarta folha e à folha mais interna.
O deslizamento de cada folha sucessiva é reduzido de acordo com o incremento do deslizamento. Em resumo, cada página da folha mais externa é movida 12 pontos (metade do valor de deslizamento de 24 pontos dessa folha), cada página da segunda folha é movida 8 pontos (metade do valor de deslizamento de 16 pontos dessa folha) e cada página da terceira folha é movida 4 pontos (metade do valor de deslizamento de 8 pontos dessa folha) na direção oposta à lombada.

Nenhum comentário: