28 de mar. de 2008

Tutorial Indesign - Colunas, linhas e tabelas

Redimensionar colunas, linhas e tabelas

Vamos lá.
Para redimensionar colunas e linhas, selecione as células nas colunas e linhas a serem redimensionadas.
No painel ‘Tabela’, especifique as configurações de ‘Largura da coluna’ e ‘Altura da linha’.
Escolha Tabela > Opções de célula > Linhas e colunas, especifique ‘Altura da linha’ e ‘Largura da coluna’ e clique em ‘OK’.


Nota: Ao selecionar ‘No mínimo’ para definir uma altura mínima de linha, a altura das linhas aumentará quando você adicionar um texto ou aumentar o tamanho do ponto.
Ao selecionar ‘Exatamente’ para definir uma altura fixa de linha, a altura da linha permanecerá a mesma quando você adicionar ou remover texto. Uma altura fixa de linha normalmente resulta em excesso de tipos na célula. Consulte Trabalhar com células com excesso de tipos.
Posicione o ponteiro na borda de uma coluna ou linha para exibir um ícone de seta dupla (ou) e arraste-o para a esquerda ou para a direita para aumentar ou diminuir a largura da coluna, ou para cima ou para baixo para aumentar ou diminuir a altura da linha.

Antes e depois de arrastar para redimensionar linhas

Por padrão, a altura da linha é determinada pela altura do espaçador da fonte atual. Assim, a altura da linha será alterada se você alterar o tamanho de ponto do tipo para linhas de texto inteiras ou a configuração da altura de linha.
Redimensionar linhas ou colunas sem alterar a largura da tabela
Mantenha pressionada a tecla Shift enquanto arrasta uma borda interna de linha ou coluna (não o limite da tabela). Uma linha ou coluna ficará maior à medida que a outra ficar menor.
Para redimensionar linhas ou colunas proporcionalmente, mantenha pressionada a tecla Shift enquanto arrasta a borda direita ou inferior da tabela.
Se você mantiver pressionada a tecla Shift enquanto arrasta a borda direita da tabela, todas as colunas serão redimensionadas proporcionalmente. Se mantiver pressionada a tecla Shift enquanto arrasta a borda inferior da tabela, todas as linhas serão redimensionadas proporcionalmente.


Redimensionar a tabela inteira

Com a ferramenta ‘Tipo’ , posicione o ponteiro no canto inferior direito da tabela para alterá-lo para a forma de seta . Em seguida, arraste para aumentar ou diminuir o tamanho da tabela. Mantenha pressionada a tecla Shift para manter as proporções de altura e largura da tabela.

Nota: Se a tabela se estender por mais de um quadro em uma matéria, o ponteiro não poderá ser usado para redimensionar toda a tabela.

Nenhum comentário: