26 de mar. de 2008

Indesign, Indesign CS2 e Indesign CS3

Vamos, passo a passo, ensinar como usar o programa.
É ideal que voce tenha experiência em diagramação / editoração eletrônica, e se for usuário do PageMaker, melhor ainda. Os comandos do InDesign são muito semelhantes ao do PM, só que com melhoras infinitas. É como trocar o velho fusca por uma ferrari. Se você estivesse numa auto estrada sem nenhum outro veículo à vista, certamente iria experimentar. Sem contar que nessa autoestrada, além de não ter paisagem nenhuma, o que você mais quer é ganhar tempo e fazer um trabalho impecável, com um software que disponibiliza ferramentas especiais para trabalhar com textos, fotos, gráficos, tabelas etc. etc. etc. O principal, eu acho, é você aprender bem o programa, procurar tirar o máximo dos recursos, não ter preguiça de aprender. Também não simplifique as coisas, por exemplo: conheço designers que não costumam usar estilos, mesmo trabalhando com livros. Isso é um erro fundamental. Usando estilos você está se prevenindo de perder tempo mudando um monte de títulos, subtítulos, entradas e alinhamentos específicos de textos, enfim, não usar determinados recursos do programa (que os caras que os criaram, tiveram um trabalhão danado para facilitar a sua vida) só quem vai perder é você. E vai se lamentar mesmo, pode crer. Outra coisa, não ter medo de começar a usar o programa. Não deixe para amanhã, para um próximo trabalho. Pegue logo o que tiver na mão, abra o InDesign e enfrente o leão. Daí a pouco você vai estar domando a fera. Não tem mistério. O tutorial Nesse tutorial, eu vou seguir um passo-a-passo bastante meticuloso. Se você já tem alguma experiência, pule pro próximo link. Do jeito que estou ensinando é bom pra quem ainda tá engatinhando no programa. Vamos tentar ajudar a todos que estiverem interessados. Eu procurei dividir todos os itens do programa. Cada ferramenta, cada recurso. Não vou começar ensinando como instalar, como criar arquivos novos etc porque isso todo mundo já sabe. Se alguem tiver alguma dúvida, pode escrever que eu respondo. Bem, vamos lá.

Um comentário:

helio jenné disse...

Grande Jair, ja ouvifalar maravilhas do InDesign e vc confirma. O bicho deve ser bom mesmo!
Amigo, passei pra desejar sorte e sucesso! Visite meus espaços tb!
Abração!